A primeira-dama do Brasil, Rosângela Lula da Silva – mais conhecida como Janja – desistiu de participar do Global Citizen Now (evento paralelo ao G20, realizado neste domingo, 17, no Rio de Janeiro), depois de ter xingado o bilionário norte-americano Elon Musk, no sábado (16). A declaração repercutiu muito mal no governo brasileiro, foi criticada pela oposição e gerou uma crise institucional. Janja seria uma das palestrantes no evento, organizado pelo governo brasileiro em parceria com a presidência do G20 e a Global Citizen, uma organização internacional de educação e defesa do combate à pobreza extrema e em prol da justiça social.
O que mais irritou o entorno de Lula nem foi a repercussão do “fuck you, Elon Musk”, dito por Janja em discurso realizado durante o Cria G20, um hub de produtores de conteúdo que integra a programação paralela da Cúpula. É claro que a declaração desastrosa, falada de improviso, traz problemas diplomáticos, sobretudo agora que já se sabe que Musk ocupará um cargo importante no recém-eleito governo Trump, nos EUA. A provocação é inapropriada, mas fontes próximas ao presidente afirmam que é possível contornar o estrago. O que mais incomodou o Palácio do Planalto foi o fato da “Crise Janja” ter roubado os holofotes e tirado o brilho do ato final do evento, programado para gerar manchetes positivas no mundo inteiro sobre o legado da presidência brasileira do G20.
As falas de Janja geraram tanto desconforto e constrangimento que até Lula fez questão de corrigi-la em público. A declaração de Lula, que nunca tinha feito nenhuma crítica a Janja – surpreendeu até alguns assessores. “Eu queria dizer para vocês que essa é uma campanha [contra a fome] em que a gente não tem que ofender ninguém. Não temos que xingar ninguém. Precisamos apenas indignar a sociedade”, disse o presidente. Janja estava no palco, assim como a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o cantor e compositor Gilberto Gil.
No X, Musk foi sucinto e apenas postou “Eles vão perder a eleição”. Na sexta-feira (15), em outro painel, ela deu uma bronca numa pessoa da plateia que chamou de Janjapalooza o festival de música que ocorreu durante o evento do G20. “Não, filha, é aliança global contra a fome e a pobreza. Vamos ver se consegue entender a mensagem, tá?”, respondeu Janja ao microfone.