Durante visita técnica às obras da montadora chinesa BYD, instalada em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, na manhã desta segunda-feira (2), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), falou sobre a articulação para a expansão de frotas de veículos elétricos no estado. Na ocasião, ele respondeu a questionamento da imprensa sobre a frota de ônibus de Salvador, que, através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), prevê a troca dos ônibus da cidade por veículos com ar-condicionado, mas não com veículos elétricos.
O governador revelou que já pediu à Desenbahia (Agência de Fomento do Estado da Bahia e Banco do Nordeste) e à Bahia Invest que apresentem propostas para uma possível substituição desses veículos por ônibus elétricos. “Vamos ver como podemos avançar nisso. Vou chamar os prefeitos de municípios que possuem frota coletiva para que possamos alinhar uma proposta que esteja dentro do enquadrado e que contemple a necessidade de melhorar a frota com carros elétricos, contribuindo tanto para a economia da prefeitura quanto para a preservação ambiental”, afirmou Jerônimo.
A iniciativa, segundo o chefe do Executivo Estadual, faz parte das ações do governo estadual para consolidar a Bahia como um polo de inovação e sustentabilidade, com foco na redução da poluição e no uso de tecnologias mais limpas. O governador destacou que, além de Salvador, outros municípios com transporte coletivo também serão incluídos no diálogo. “Não são todos os municípios que possuem frota de ônibus, então o primeiro passo será focar nas cidades que têm transporte coletivo, como Salvador, e trabalhar para incorporar veículos elétricos”, completou.