Depois de circular na imprensa baiana denúncia de que desembargadores estariam se envolvendo diretamente na eleição deste ano de 2024, da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Bahia (OAB/BA), com pedidos públicos de votos. Agora, é a vez de Ronaldo Carletto, ex-deputado federal pelo PP (2015-2023), presidente do Avante na Bahia que, assim como os magistrados, aparece pedindo voto para a chapa Muda OAB, encabeçada por Ana Patrícia Dantas Leão e Ivan Jezler.
A eleição da OAB/BA acontece no próximo dia 19 de novembro e tem como adversária à chapa apoiada por Carleto e pelos desembargadores, a chapa União pela Advocacia, liderada por Daniela Borges e Hermes Hilarião, candidatos à presidente e vice, respectivamente.
Neste sábado (16), circulou em grupos de whats app da advocacia baiana mensagens do ex-deputado federal, na qual pedia expressamente: “o nosso advogado do AVANTE, Dr. Fernando Vaz, está disputando a eleição para o cargo de Diretor da OAB-BA PELA CHAPA 52. Pedimos o seu apoio irrestrito para convocar todos os advogados e advogadas para apoiar nosso projeto de eleger nosso advogado, Dr. Fernando Vaz, VOTANDO NA CHAPA 52.”
Ao que parece, apesar de não ter mais mandato, o ex-deputado continua mantendo práticas da velha política, como tentativa de aparelhar organizações sociais, para que futuramente possa usar daquilo da forma que melhor lhe couber. A que custo um partido político quer tanto ter um advogado eleito diretor da OAB/BA, a ponto de o presidente do partido fazer campanha pedindo votos para ele e para a chapa dele, de forma pública e acintosa?!
“Espera-se que a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Bahia saia ilesa de mais essa eleição, para que possa continuar zelando pela advocacia baiana e pelo bem da sociedade”, disse um advogado que não quis se identificar