O dia 15 de agosto será crucial na vida política do deputado estadual e ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD).
Com as contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e , por isso, inelegível, conforme determina a legislação eleitoral, Ribeiro terá o seu recurso de apelação julgado pelo pleno da corte. Na prática, trata-se de um último recurso na tentativa de salvar os seus direitos políticos.
Caso os argumentos usados pela defesa dele não sejam considerados pela maioria numérica dos conselheiros, será confirmada sua inelegibilidade por por oito anos, com efeito imediato já para a eleição de 2024.
O atual deputado estadual e ex-prefeito teve as contas relativas ao convênio 052/2017 reprovadas. O convênio foi celebrado entre o Estado da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento Regional, e a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa. O desvirtuamento na aplicação dos recursos trouxe danos insanáveis ao erário, de acordo com o TCE.
Eures Ribeiro pretende disputar a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, no Oeste do estado, pelo PSD. Chegou a realizar convenção partidária lançando como seu vice o atual vice-prefeito do município, Miguel Lélis.