Entidade retira dos estaduais, os clubes classificados para o torneio de 2026
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou, na última sexta-feira (22), um documento aos presidentes das federações estaduais do Nordeste, anunciando mudanças significativas no formato da Copa do Nordeste a partir da edição de 2026. A principal alteração proposta é a de eliminação da vinculação dos campeonatos estaduais de 2025 às vagas para o torneio regional do ano seguinte.
O comunicado da entidade destaca que a participação dos clubes na nova competição estará sujeita ao cumprimento de requisitos técnicos e outras condições estabelecidas pela entidade. Além disso, a Federação Estadual não poderá garantir ou reservar vagas para a Eliminatória da Copa do Nordeste em seus regulamentos de campeonatos estaduais de 2025.
Atualmente, os nove campeões estaduais de Alagoas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Maranhão e Sergipe têm vagas asseguradas na fase de grupos da competição. Além disso, sete estaduais, correspondentes às melhores federações no ranking nacional, indicam um representante “melhor colocado” para a pré-Copa do Nordeste.
A CBF ainda não especificou quais critérios serão adotados para a formatação do torneio regional em 2026.