Na segunda-feira (9), equipes da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) realizaram uma operação no Conjunto Penal de Paulo Afonso (CPPA), apreendendo celulares, acessórios e entorpecentes encontrados nas celas.
As apreensões fazem parte da continuidade da Operação Aláfia, uma ação da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) voltada ao combate ao crime organizado e à redução da violência em diversas áreas do país.
Durante a ação, foram confiscados 22 smartphones, três carregadores portáteis e diversos carregadores convencionais, eliminando a possibilidade de comunicação entre os detentos e a criminalidade externa ao CPPA.
Além disso, porções de maconha foram encontradas nas celas, pertencentes a internos que desempenhavam papéis de liderança criminosa fora da prisão. Os materiais ilícitos foram localizados em pavilhões onde esses indivíduos estavam detidos.
Em conformidade com a Lei de Execuções Penais, todos os detentos passaram por revista e suas celas foram inspecionadas minuciosamente, garantindo o respeito à dignidade humana durante o procedimento.
A Seap informou que a operação transcorreu sem incidentes no CPPA. Simultaneamente à intervenção da Operação Aláfia, a Secretaria investiga como os materiais ilegais foram introduzidos na unidade.