O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará por um novo procedimento médico na tarde desta quinta-feira (12/12) para a retirada do dreno no cérebro. A informação foi dada pela equipe médica do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo durante coletiva de imprensa.
Segundo o médico Roberto Kalil, o dreno deverá será retirado provavelmente no fim do dia e o presidente deve ter alta da UTI já na sexta-feira (13).
O neuroradiologista intervencionista José Guilherme Caldas explicou que a retirada do dreno estava programada para acontecer após o procedimento endovascular, que terminou com sucesso durante a manhã.
Nesta segunda intervenção, ele foi submetido a embolização da artéria meníngea média, ou seja, uma intervenção pouco invasiva que bloqueia o fluxo sanguíneo em áreas específicas do cérebro.
Após a retirada do dreno, Lula deverá passar o fim de semana no hospital e poderá retornar ao trabalho na próxima semana. Neste momento, ele, segundo a equipe médica, “está conversando e passa bem”.
Lula está “neurologicamente perfeito”
Lula está “neurologicamente perfeito, está ótimo e conversando” após ter sido submetido, na manhã desta quinta-feira, a um procedimento cirúrgico para complementar a drenagem de uma hemorragia intracraniana. A informação foi confirmada pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, durante coletiva de imprensa nesta quinta.
O cardiologista afirmou que não há nenhuma sequela. Apesar da recomendação que Lula não trabalhe enquanto está no hospital, o presidente está bem e apto a exercer qualquer tipo de trabalho, com capacidade total, acrescentou o médico.