Nesta terça-feira (10). O Lar de Idosos Nossa Senhora das Candeias, localizado em Itapuã, Salvador, foi interditado por descumprir uma ordem judicial emitida em maio deste ano. A decisão, solicitada pelo Ministério Público da Bahia (MPBA), determinava a reintegração dos idosos às suas famílias ou a transferência para instituições adequadas, além de seguir as notificações de interdição emitidas pela Vigilância Sanitária.
Inspeções no local revelaram condições insalubres, incluindo paredes com mofo, infiltrações e serviços precários. Durante uma vistoria realizada em 14 de novembro, foi constatado que o lar ainda abrigava 15 idosos, sendo cinco deles admitidos recentemente, em flagrante desrespeito à decisão judicial.
De acordo com o relatório da 3ª Promotoria de Justiça de Direitos Humanos de Salvador, as responsáveis pela instituição não tomaram nenhuma medida para promover a transferência dos residentes, mesmo após um alerta final em outubro. A remoção dos idosos será realizada pelos órgãos municipais, que garantirão a realocação em locais apropriados.