O Conselho da FIFA realizou na última terça-feira (10) uma reunião virtual antes do Congresso Extraordinário da FIFA, onde tomou diversas decisões significativas sobre várias competições da entidade. Dentre elas, foi confirmado que a próxima edição da Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027 ocorrerá de 24 de junho a 25 de julho de 2027.
A decisão foi tomada pela entidade após consulta à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e às confederações internacionais.
“A Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027 já está tomando forma e mal podemos esperar pelo jogo de abertura na quinta-feira, 24 de junho de 2027, além de todas as partidas rumo à final no domingo, 25 de julho de 2027”, afirmou o presidente da FIFA, Gianni Infantino.
A distribuição das vagas diretas, que totalizam 29 das 32 seleções participantes, será a seguinte:
AFC: seis vagas
CAF: quatro vagas
Concacaf: quatro vagas
CONMEBOL: três vagas, sendo o Brasil o país-sede, caso se classifique
OFC: uma vaga
UEFA: 11 vagas
As três vagas restantes serão definidas por um torneio classificatório que contará com dez equipes e será disputado em duas fases, com a seguinte distribuição:
Duas vagas de repescagem para a AFC
Duas vagas de repescagem para a CAF
Duas vagas de repescagem para a Concacaf
Duas vagas de repescagem para a CONMEBOL
Uma vaga de repescagem para a OFC
Uma vaga de repescagem para a UEFA
País-sede da Copa do Mundo, o Brasil terá dez cidades-sede para a realização do torneio. Dentre elas, a Arena Fonte Nova receberá os confrontos do mundial de futebol feminino.