O vice-prefeito de Lauro de Freitas,Vidigal Galvão Cafezeiro Neto e o ex-secretário de Mobilidade Urbana de Vitória da Conquista, Lucas Moreira Martins Dias, chegaram ao Centro de Observação Penal (COP) no Complexo da Mata Escura, em Salvador, na tarde desta segunda-feira (23), após serem alvos da segunda fase da Operação Overclean, da Polícia Federa (PF).
Ambos foram detidos em cumprimento a mandados de prisão preventiva relacionados ao esquema de desvio de recursos públicos envolvendo emendas parlamentares. A operação, que apura o desvio de R$ 1,4 bilhão, visa desarticular uma rede criminosa coordenada pelo empresário Mauro Moura, o “Rei do Lixo”, e já resultou em várias prisões e apreensões de documentos.
O vice-prefeito é acusado de receber pagamentos mensais de uma organização criminosa, além de ter suas dívidas pessoais quitadas pela quadrilha. De acordo com as investigações, ele teria se beneficiado de contratos públicos fraudulentos com uma empresa vinculada ao esquema. Planilhas de contabilidade informal indicam que o vice-prefeito recebeu R$ 140 mil em um período de seis meses.
Lucas Moreira, advogado de formação, é acusado de facilitar contratos irregulares entre a administração pública e a empresa envolvida no esquema. O ex-secretário de Mobilidade Urbana de Vitória da Conquista também teria recebido propinas em depósitos fracionados, conforme registram as planilhas encontradas pela PF.