A manhã desta quinta-feira (31) começou caótica do Complexo do Nordeste de Amaralina, em Salvador. Isso porque, diante da Operação Rota Segura, deflagrada pelas forças policiais, moradores de três localidades estão sem o serviço de transporte público.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade (Semob), em Vale das Pedrinhas, os coletivos passaram a operar até a entrada na localidade, próximo da Estação BRT Vale das Pedrinhas. Já em Santa Cruz, os ônibus seguem até a Avenida ACM, na altura do Parque da Cidade.
No Nordeste da Amaralina, a circulação foi desviada para a Avenida Manoel Dias da Silva, nas proximidades da entrada do bairro. Segundo a TV Bahia, o final de linha dos ônibus foi improvisado na Rua do Canal.
Equipes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia, da Secretaria da Segurança Pública (SSP) — composta por Polícia Militar e Polícia Civil — e da Polícia Federal (PF) deflagraram a operação para desarticular uma facção criminosa que atua com formações de bondes, tráfico de drogas e armas, ataques a viaturas policiais, corrupção de menores, roubos, lavagem de dinheiro, entre outros crimes.
As forças policiais cumprem mandados judiciais nas localidades da Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho, áreas onde a facção criminosa mantém forte atuação. Segundo a SSP, a operação tem como foco minar a estrutura logística e financeira do grupo, com ações de inteligência e intervenções em pontos estratégicos do bairro.